.

Com pequenas ações, pequenos gestos, pequenas atitudes, pode-se desenvolver a auto-estima dos nossos alunos. Este blogue procura dar um contributo nesse sentido, através da publicação dos seus trabalhos.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Para todos os meninos de Palmo e Meio, pais, irmãos, família e aos que nos visitam, um FELIZ NATAL com muita saúde, alegria e paz.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011


Entrega das avaliações de Natal: dia 21, das 16 h às 19 h

sábado, 17 de dezembro de 2011

E assim foi o encerramento do 1º período na nossa escola.

Natal que é Natal tem que ter um PAI NATAL, pelo menos para as crianças. O Município, representado pela Drª Adriana, mais uma vez não deixou passar esta quadra sem presentear todas as crianças com um bonito guarda chuva. Na nossa escola, o ambiente ficou mais colorido, alegre e sorridente.


quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Hoje, a nossa atividade no Magalhães serviu para relembrarmos a construção de gráficos e aproveitámos para fazer o levantamento das preferências de todos os rapazes e raparigas da turma. Aqui ficam dois exemplares feitos por uma aluna e por um aluno.
Será que foram todos sinceros?  A percentagem de 0% das raparigas quanto à preferência pela conversa será real?? Eu cá tenho dúvidas... 
E se aumentássemos o interesse pela leitura? Isso é que era uma grande atitude. Vamos a isso.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O cruzeiro de Rôge

O cruzeiro de Rôge está localizado no adro, em frente à igreja de Rôge. Foi construído no século dezoito (em 1762) . É feito em granito. Trata-se de arquitetura religiosa barroca, estilo joanino. Tem 14 metros de altura. No fundo tem 4 degraus, numa forma de 8 lados. Em cima desses degraus existem 4 figuras de crianças, despidas, com uma grande trança e coroa. Estas figuras suportam uma coluna em forma quadrangular (chama-se pedestal) que tem em cada uma das faces, uma cara de criança entre dois ramos curvos. A seguir tem a coluna em forma de cilindro. Na parte inferior é decorada com flores, ramos, crianças despidas e aves. A parte de cima é decorada com losangos com uma flor no centro de cada um. A finalizar na coluna tem um capitel. Em cima deste tem uma esfera sobre a qual surge a cruz, de braços em forma de quadrado e terminações florais.
Pesquisa feita pela Vitória - 3º ano

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

No início do ano letivo e dando cumprimento a um conteúdo de matemática, os Palmo e Meio resolveram construir uma maqueta. Hoje ficou pronta, finalmente... isto depois de muitas derrapagens, muitas quedas e encontrões.



A maqueta feita na nossa sala está bué de fixe. Parece mais uma cidade cheia de pessoas. Alguns telhados das casas estão inclinados. Eles são parecidos com os telhados das casas da terra do Pai Natal. As janelas estão a cair porque alguns meninos não usaram régua para as desenhar. As casas foram feitas com cartolina, caixas vazias de medicamentos, fósforos, cereais, bolachas, etc.. As ruas são feitas de cartolina cinzenta escura e as rotundas também. Foi o Rui que trouxe essa cartolina. (Margarida - 3º ano)

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

PASSADO DO MEIO LOCAL

No dia 29 de novembro esteve na nossa turma a técnica ANA SOARES do Arquivo Municipal de Vale de Cambra a mostrar-nos várias fotografias sobre o nosso concelho, relacionadas com o passado local. Esta apresentação contou com a projeção de várias fotos antigas. Tivemos, ainda a oportunidade de ver alguns livros com vários registos das diversas freguesias que compõem Vale de Cambra.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Às voltas com a Língua.

Na aula de Língua Portuguesa, às voltas com o sujeito e o predicado, pergunta a professora ao João:

- Na frase " O homem morreu.", onde está o sujeito?
Resposta pronta:
- O sujeito está no cemitério.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

A ERSUC proporcionou uma viagem virtual ao mundo da reciclagem, valorização e tratamento de resíduos. Aproveitámos, também, para visitar o autocarro da EDP onde aprendemos como se produz energia elétrica e como é que ela chega às nossas casas.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O MAGUSTO na nossa escola... sem a tradicional fogueira para assar as castanhas. O verão de S. Martinho tirou férias e mandou vir a chuva que impediu que a festa se fizesse em pleno mas, mesmo assim, as castanhas estavam deliciosas, a groselha servida sem restrições pois, um dia não são dias...

terça-feira, 1 de novembro de 2011

O Dia das bruxas na nossa escola.

Primeiro tivemos os meninos do Jardim de Infância que vieram à nossa sala declamar uma poesia sobre o Dia das Bruxas. E que afinadinhos que estavam.

Depois os Palmo e Meio fizeram a festa. Vestidos a rigor, animaram os intervalos com as suas correrias e brincadeiras.
Ai, que medo!

domingo, 30 de outubro de 2011

O Mistério da Rainha Roxa

Hoje, dia 28 de Outubro de 2011, de manhã, deslocámo-nos à Biblioteca Municipal de Vale de Cambra conhecer os autores do livro “ Os Mistérios da Rainha Roxa”.
Feitas as apresentações, os autores Evandro e Márcia Morgado, fizeram alguns jogos e brincadeiras muito divertidos com todos os meninos.
Depois explicaram como é que tinha surgido a ideia de escrever o livro e ficámos a saber que a principal fonte de inspiração foi a própria filha.
Apresentaram o livro em formato digital e fizeram uma demonstração de todos os conteúdos da pen drive que acompanha o livro.
Conhecer os autores das histórias é muito importante porque nos dá motivação para ler outros livros destes e de outros autores.
Foi muito interessante.
Os alunos do 3º ano

sábado, 29 de outubro de 2011

Alguns gráficos construídos no Magalhães, a partir de dados da "Feirinha".

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A Semana da Alimentação terminou na passada sexta feira com a realização de mais uma "Feirinha Bio". Toda a comunidade educativa esteve envolvida. Alunos, pais e encarregados de educação, pessoal docente e não docente...todos trabalharam para que, mais uma vez, tenha sido um sucesso. Fica também o nosso agradecimento à Porto Editora que contribuiu com alguns produtos.



Vencedora do concurso de desenho: Ana Isabel


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

SEMANA DA ALIMENTAÇÃO, sem uma boa salada de fruta... nem pensar. Pois hoje foi o dia para saborear uma(s) boa(s) taça(s) de salada.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Hoje, os Palmo e Meio estavam tão impressionados com a dimensão do incêndio que deflagrou nas encostas de Cabril que resolveram escrever a notícia para publicação aqui no nosso cantinho. Formaram-se grupos e aqui está o registo do trabalho de cada um deles.

Incêndio ataca em Vale de Cambra

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A minha escola

A minha escola é em Macinhata, Freguesia de S. Pedro de Castelões, concelho de Vale de Cambra e distrito de Aveiro.
Na minha escola existem três salas de aula e mais uma pequenina que é a salinha das professoras. Nelas trabalhamos muito.
Na parte de trás da nossa escola há um pinheiro mesmo lá num canto. Também há lá as casas de banho que são sete: três para os rapazes, três para as raparigas e uma para as professoras.
Na parte da frente há um sítio enorme cheio de areia e dos lados, alguns pneus com plantas. Se formos sempre em frente, atrás dos pneus pretos há uma rampa e no fim tem uma rede de onde se vê um mato cheio de laranjeiras e uma casinha.
Depois, em baixo, há o portão de entrada e em frente um parque com dois baloiços e um escorrega onde anda muita gente debaixo. O chão é de borracha. À volta tem dois sítios retangulares que servem para campo de futebol e à volta disso tudo há passeios em cimento. Ainda mais abaixo há a pré onde andam muitos meninos e onde funciona a cantina. Eu não sei muito bem como é a cantina porque vou comer a casa mas, a maior parte das crianças come lá.
Para esta ser a melhor escola do mundo, eu mudava muitas coisas, tais como: substituía a areia por um chão insuflável; o cimento e a outra parte de areia, por relva onde houvesse um campo de futebol, um de basquetebol, um de andebol e um de basebol. Gostava que houvesse mais atividades por exemplo karaté, piscina, etc.. Substituía o chão de madeira por ouro, o projetor por um do tamanho de um ecrã de cinema. As paredes da escola seriam feitas de pipocas, chocolate, baunilha e leite creme. Os livros seriam feitos de coca cola, baunilha, canela e caramelo e as mesas de gelado que não derretesse.
Mas, mesmo assim, eu gosto muito da minha escola.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A internet tem destas coisas. Recursos úteis e oportunos. Avizinha-se o feriado de 5 de outubro ( Implantação da República) e para "trabalhar" este assunto, encontrei um bom PWP elaborado pela EB 2,3 de Arrifana. Vou aproveitar. Obrigada pela partilha.



domingo, 2 de outubro de 2011

"Em outubro, ou secam as fontes ou passam os rios por cima das pontes."

Outubro tem 31 dias, é um mês longo. Começou muito quente. Vamos lá a ver como vai terminar. Para já, o calor está de secar mesmo tudo. Os Palmo e meio transpiram, transpiram de tanto brincar e muito trabalhar...

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Alguns dos nossos trabalhos no MAG2



segunda-feira, 26 de setembro de 2011

sábado, 24 de setembro de 2011

as-cores-do-outono-peq.jpg
A pintora Rosa Ratinha pintava quase todos os seus quadros no estúdio. Só no Outono é que saía para pintar ao ar livre. O Outono era a estação preferida de Rosa. Havia tantos matizes surpreendentes na paisagem!
Certa vez, num belo dia de Outono, a pintora embalou tela, cavalete e tintas e foi passear para junto de um tranquilo lago não longe de casa. Conhecia um lugar bonito e plano em cima de uma rocha de onde tinha vista para os bosques e montanhas ao fundo. Aí montou o cavalete com a tela e começou a pintar com pinceladas generosas.
Na árvore oca que estava por detrás dela, morava um gnomo da montanha que a observava enquanto pintava.
— Isto é que é um quadro esquisito! — disse ele, quando Rosa acabou de pintar. — Nem se vê o lago nem as montanhas. Como se chama este quadro?
— O quadro chama-se As cores do Outono — disse Rosa Ratinha. — Não se vê o lago nem as montanhas, é verdade. Só pintei o Outono, aquilo que sinto quando olho para esta paisagem.
— Ah, agora entendo — disse o gnomo. — É muito interessante.
De repente, levantou-se um vento forte que arrancou a tela do cavalete. Ela foi pelo ar a voar e desapareceu entre as árvores na margem do lago. Rosa Ratinha desceu a montanha e foi buscar o quadro. Tinha dois rasgões e havia muitas folhas, agulhas de pinheiro e pedrinhas coladas na tinta fresca.
— Que pena — disse o gnomo da montanha. — O quadro agora está estragado.
— De forma alguma! — exclamou Rosa Ratinha. — Agora é que está completo! O vento do Outono também participou na pintura e imortalizou-se no quadro com estes dois rasgões. E as folhas que estão coladas também são bem-vindas. Agora, o quadro tem uma história e só agora começou a viver!
Erwin Moser
Mario der Bär
Weinheim Basel, Parabel, 2005
Texto adaptado

domingo, 18 de setembro de 2011

Para se conseguir um bom resultado no que quer que seja, exige, da nossa parte,  empenho, esforço, dedicação, atenção, persistência, concentração.....
Iniciámos mais uma etapa, no nosso percurso escolar. Muitos conteúdos a trabalhar. Uma pequena motivação: Um jogo a que chamámos JOGO DA CONCENTRAÇÃO que todos vão ter oportunidade de realizar até se chegar ao vencedor. Vamos ver quem será o mais concentrado... 

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Início do ano letivo 2011/2012 - Informações
Reunião com pais e encarregados de educação:
12/09/2011 - 9h 30m

Início das atividades letivas:
13/09/2011 

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

CALENDÁRIO ESCOLAR 2011/2012

terça-feira, 5 de julho de 2011


Prometemos voltar em Setembro. BOAS FÉRIAS

quinta-feira, 23 de junho de 2011

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Encerramento do ano lectivo



sábado, 18 de junho de 2011

Faz hoje um ano que José Saramago morreu. Foi escritor, jornalista, argumentista, romancista, poeta...
Apesar da sua literatura não estar direccionada às crianças, aqui fica um pequeno filme de animação em que José Saramago é narrador e personagem. " A Maior Flor do Mundo"

quinta-feira, 9 de junho de 2011

MOVIMENTO NO AGRUPAMENTO III
"Flores do Nosso Jardim" - Projecto de integração das crianças que vão frequentar o 1º ano no 1º ciclo.

Hoje foi o dia reservado à visita dos futuros alunos do 1º ano à EB1 de Macinhata. Visita pelas instalações escolares, jogos, histórias, lanche e muitas joaninhas animaram o dia.





quarta-feira, 8 de junho de 2011

Five o'clock tea

Não foi às cinco, foi um pouco antes que as duas turmas  (Os Palmo e Meio do 2º ano e os Saltitões do 1º) estiveram em animada confraternização, durante a aula de Inglês, a tomar um bom chá acompanhado de biscoitos. Esta actividade foi promovida pela Profª Isabel Brandão das AEC.

History of 5 o’clock Tea
1662 - King Charles II (1630-1685) while in exile, married the Portuguese Infanta Catherine de Braganza (1638–1705). Catherine's dowry was the largest ever registered in world history. Portugal gave to England two million golden crusados, Tangier and Morocco in North Africa, Bombay in India, and also permission for the British to use all the ports in the Portuguese colonies in Africa, Asia and the Americas, thus giving England their first direct trading rights to tea. 
1663 - The poet and politician Edmund Waller (1606-1687) wrote a poem in honor of Queen Catherine for her birthday crediting her with making tea a fashionable drink amongst courtiers.




       
Afternoon tea (because it was usually taken in the late afternoon) is also called "low tea" because it was usually taken in a sitting room or withdrawing room where low tables (like a coffee table) were placed near sofas or chairs generally in a large withdrawing room. There are three basic types of Afternoon, or Low Tea:
Cream Tea - Tea, scones, jam and cream

Light Tea
- Tea, scones and sweets

Full Tea - Tea, savories, scones, sweets and dessert
In England, the traditional time for tea was four or five o'clock and no one stayed after seven o'clock. Most tea rooms today serve tea from three to five o'clock. The menu has also changed from tea, bread, butter and cakes, to include three particular courses served specifically in this order:
Savories - Tiny sandwiches or appetizers

Scones -
Served with jam and Devonshire or clotted cream

Pastries - Cakes, cookies, shortbread and sweets



History
While tea dates back almost 5000 years to ancient China, Great Britain was one of the last of the sea-faring nations to be introduced to it. By 1650, Americans were already drinking tea, yet because of the Cromwellian Civil Wars, the first tea sample did not reach England until approximately 1652-1654.
Tea quickly replaced ale as the national drink of England. In 1699, Englishmen were drinking only 40,000 pounds of tea a year. By 1708, the annual average was 240,000 pounds!
Although tea is always associated with the English, and vice versa, the beverage has only been an afternoon habit since about 1840.
By the 1860s, five o'clock became the social ritual for tea, and by 1877, there was even a special costume for it—the tea gown.
It is also necessary to distinguish between 'afternoon' tea and 'high' tea. The difference is bound up by times and forms of meals. Afternoon tea was eaten before an evening dinner--about four o'clock--and was a polite little snack. Afternoon tea usually consisted of cakes, biscuits, bread and butter and tea. The custom began in the 18th century as a way of satisfying people's appetites between meals.

Cake, bread and butter and jam was the usual nursery tea. An iced sponge cake might be served if it was one of the children's birthdays. The parents would join them on this occasion also. Tea in the nursery would be the children's evening meal. Considering tea is such an important part of the British tradition, it requires very little effort to make. Tea leaves, boiling water and five to ten minutes of steeping time is all a good cup of tea requires.


“chá das cinco”


Originário da China, o chá foi introduzido na Europa pelos portugueses no século XVI. Um dos hábitos mais tipicamente britânicos, o "chá das cinco", foi introduzido na corte inglesa por Catarina de Bragança, princesa portuguesa, filha de D. João IV, quando esta casou com Carlos III de Inglaterra. O dote de Catarina deve ter sido um dos mais exóticos e sumptuosos da História: 500 mil libras de ouro, o livre comércio de Inglaterra com as possessões portuguesas na Ásia, em África e nas Américas, a cidade de Bombaim e uma caixa de chá... O dote de Catarina foi determinante para o futuro imperial da Inglaterra e o chá iria mudar para sempre a vida dos seus súbditos, tornando-se um elemento indissociável da sua personalidade e da sua maneira de ser. Ao ritual do "chá das cinco" estão associados os tradicionais scones e a marmalade, esta última também introduzida por Catarina de Bragança.

Texto cedido pela profª Isabel Brandão

Para quem quiser saber muito mais sobre o chá...


quarta-feira, 1 de junho de 2011

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

Muita cor, muita alegria e animação e lá deixámos fugir o balão. Levou as nossas mensagens para onde o vento quis e que forte que ele estava hoje.
Não é preciso muito para vermos uma criança feliz.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Se ouço, esqueço.
Se vejo, lembro.
Se faço, aprendo.

Análise de plantas. Descrever itinerários. Deslocação no espaço.

Alguns exercícios práticos.



quarta-feira, 25 de maio de 2011

VISITA DE ESTUDO - LISBOA
( Mosteiro dos Jerónimos e Jardim Zoológico)



quarta-feira, 18 de maio de 2011

Hoje, "O MERENDINHAS" esteve na nossa Escola.


O Merendinhas é o REI da Alimentação Saudável. Ele quer que nós sejamos como ele, por isso veio à nossa escola explicar-nos como fazer uma alimentação equilibrada. Para termos uma boa alimentação, devemos comer muita fruta e legumes e não comer doces. O lanche da manhã deve ser pequeno para depois termos apetite para o almoço. Ao almoço e ao jantar deve-se comer sopa.
O Merendinhas disse-nos que se comermos uma maçã por dia não ficamos doentes e evitamos a ida ao médico.
Na nossa sala havia um menino que não tomava o pequeno-almoço e o Merendinhas explicou-nos que essa é a refeição mais importante do dia. Quando ele voltar à nossa escola vai ficar contente porque o menino já começou a fazer essa refeição matinal.
O Merendinhas lembrou-nos, também, que é muito importante fazermos exercício físico. Ele é bom conselheiro.
O Merendinhas foi-nos apresentado pela Susana e pela Ana Paula, dinamizadoras do Projecto ENERGIA TOTAL, promovido pela Câmara Municipal de Vale de Cambra. Esta actividade incluiu a história “ O Tomás já não cabe nos calções” e uma canção que todos gostámos de ouvir e cantar.
Texto colectivo - 2º ano


segunda-feira, 16 de maio de 2011

PARA NÃO NOS PERDERMOS NO TEMPO...







O Tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem, o Tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo, tempo tem.


E nós, para não nos perdermos no tempo, hoje estivemos, mais uma vez, às voltas com o relógio. Registámos as horas mais significativas do dia: Hora de chegada à escola, hora de saída para o intervalo, almoço e regresso à escola e finalmente a hora de regresso a casa.

A Beatriz ficou a pensar qual era a hora de chegada à escola mas o relógio está a marcar a hora dos atrasados... A ESCOLA COMEÇA ÀS 9 HORAS

quarta-feira, 11 de maio de 2011


Segredo para a longevidade:

Comer - metade
Andar - o dobro
Rir - o triplo

domingo, 8 de maio de 2011


No mês de Maio, Mês do Coração, a Fundação Portuguesa de Cardiologia aproveita para relembrar aos portugueses os riscos das doenças cardiovasculares. Este ano o tema principal da campanha é a obesidade nos jovens, questão muito debatida ultimamente. Segundo a Fundação, uma em cada três crianças é obesa ou tem excesso de peso. É precisamente devido aos maus hábitos alimentares adquiridos nos últimos tempos, que a população começou a ter problemas cardiovasculares cada vez mais cedo, e estes passaram a ser uma preocupação de todos e não apenas dos mais idosos, como se poderia pensar. Assim, Os pais têm que se mexer porque a prevenção começa com a prática de actividade física e com uma alimentação saudável.

domingo, 1 de maio de 2011

FELIZ DIA DA MÃE

sábado, 30 de abril de 2011



Aminha mãe
·        É Simpática
·        Gosta de mim
·        É fixe
·        É linda
·        É jeitosa
·        É muito carinhosa
·        É muito meiga
·        Está sempre no meu coração
·        É a luz que me ilumina
·        É bonita
·        Faz-me feliz
·        Brinca comigo
·        É o calor que me aquece no inverno
·        É tão bonita como a Lua
·        É tão grande como o mundo
·        Adoro-a
·        Não gosta muito de usar sapatos de salto alto
·        Dá-me muito miminho
·        Dorme comigo
·        É muito cheirosa
·        É muito linda como o planeta Terra
·        É uma princesa para mim
·        Tem estrelas nos olhos e luas na boca
·        É feliz
·        Cheira a perfume
·        Ajuda-me nos TPC
·        Trabalha muito em casa
·        Põe perfume todos os dias
·        É muito generosa