.

Com pequenas ações, pequenos gestos, pequenas atitudes, pode-se desenvolver a auto-estima dos nossos alunos. Este blogue procura dar um contributo nesse sentido, através da publicação dos seus trabalhos.

sexta-feira, 11 de junho de 2010


Um dos locais contemplados durante a nossa Visita de Estudo foi a Capela do Senhor da Pedra.


Aqui ficam algumas informações pesquisadas pelos Palmo e Meio


CAPELA DO SENHOR DA PEDRA


na praia de Miramar, Gulpilhares, Vila Nova de Gaia



A Capela do Senhor da Pedra, em Miramar, foi construída no século XVII em cima de um rochedo mesmo junto ao mar.


De estilo Rococó, tem forma hexagonal, símbolo da duplicidade do triângulo convergente.


Assim alçada no rochedo a formosa Capela pertence ora à maciez da terra ora ao movimento arrebatador do mar.


O local é, certamente, o mais antigo lugar de culto da freguesia e crê-se que antes de ser templo católico teria sido altar pagão de carácter naturalista, dos povos pré-cristãos, cujas divindades eram veneradas em plena natureza. Posteriormente terá sido convertido ao Cristianismo.


Não se sabe bem a razão pela qual a capela foi construída naquele sítio, mas o que é certo é que o tempo passa, as tradições vão-se cumprindo, e o Senhor da Pedra continua a abençoar a pequena capela e a protegê-la da fúria do mar.


Tem um Altar-mor e dois retábulos laterais de talha dourada, de estilo Barroco / Rococó e diversa estatuária religiosa, sendo de salientar a imagem de Cristo crucificado.


Desde tempos antigos que, no Domingo da Santíssima Trindade, se realiza a Romaria do Senhor da Pedra, em que os fieis pagam as suas promessas e agradecem as graças concedidas. Esta romaria tem a duração de três dias e termina com uma procissão na Terça-Feira..A praia e a respectiva capela do Senhor da Pedra,são um dos marcos da cultura e da tradição religiosa portuguesa.


Li algures que "neste lugar único, existe a fusão entre o mar, a fé e misticismo popular".


Sem comentários:

Enviar um comentário