.

Com pequenas ações, pequenos gestos, pequenas atitudes, pode-se desenvolver a auto-estima dos nossos alunos. Este blogue procura dar um contributo nesse sentido, através da publicação dos seus trabalhos.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Os Palmo e Meio, no geral, adoraram as actividades oferecidas pela autarquia. Os insufláveis foram os eleitos para o divertimento das crianças.

Alguns testemunhos:

“O insuflável mais divertido era aquele que nos estava sempre a “bater””.

“ Na casinha dos saltos foi muito divertido. Cada vez que a Ana Isabel saltava, nós caíamos.”

“Só não gostei de jogar dentro do campo por causa das bolas que andavam sempre a saltar.”

“Gostei de tudo menos de, às vezes falhar a água e estava muito calor.”

“Tivemos pena de não ter oportunidade de ir a todos os divertimentos.”

“Não gostei de estar muito tempo ao calor, parado porque a relva sintética queimava-nos os pés.”

“Todos gostámos de cantar o Hino Nacional”.

“Foi muito fixe”


A animação esteve ao rubro...em todos os sentidos. A cor, o calor, a alegria, tudo contribuiu para uma tarde de quente agitação e muita transpiração.

domingo, 30 de maio de 2010


DIREITOS DAS CRIANÇAS
Princípio 1º
Toda criança será beneficiada por estes direitos, sem nenhuma discriminação de raça, cor, sexo, língua, religião, país de origem, classe social ou situação económica. Toda e qualquer criança do mundo deve ter seus direitos respeitados!
Princípio 2º
Todas as crianças têm direito a protecção especial e a todas as facilidades e oportunidades para se desenvolver plenamente, com liberdade e dignidade. As leis deverão ter em conta os melhores interesses da criança.
Princípio 3º
Desde o dia em que nasce, toda a criança tem direito a um nome e uma nacionalidade, ou seja, ser cidadão de um país.
Princípio 4º
As crianças têm direito a crescer e criar-se com saúde. Para isso, as futuras mães também têm direito a cuidados especiais, para que seus filhos possam nascer saudáveis. Todas as crianças têm também direito a alimentação, habitação, recreação e assistência médica.
Princípio 5º
Crianças com deficiência física ou mental devem receber educação e cuidados especiais exigidos pela sua condição particular. Porque elas merecem respeito como qualquer criança.
Princípio 6º
Toda a criança deve crescer num ambiente de amor, segurança e compreensão. As crianças devem ser criadas sob o cuidado dos pais, e as mais pequenas jamais deverão separar-se da mãe, a menos que seja necessário (para bem da criança). O governo e a sociedade têm a obrigação de fornecer cuidados especiais para as crianças que não têm família nem dinheiro para viver decentemente.
Princípio 7º
Toda a criança tem direito a receber educação primária gratuita, e também de qualidade, para que possa ter oportunidades iguais para desenvolver as suas habilidades.
E como brincar também é uma boa maneira de aprender, as crianças também têm todo o direito de brincar e de se divertir!
Princípio 8º
Seja numa emergência ou acidente, ou em qualquer outro caso, a criança deverá ser a primeira a receber protecção e socorro dos adultos.
Princípio 9º
Nenhuma criança deverá sofrer por negligência (maus cuidados ou falta deles) dos responsáveis ou do governo, nem por crueldade e exploração. Não será nunca objecto de tráfico (tirada dos pais e vendida e comprada por outras pessoas).
Nenhuma criança deverá trabalhar antes da idade mínima, nem deverá ser obrigada a fazer actividades que prejudiquem sua saúde, educação e desenvolvimento.
• Princípio 10º
A criança deverá ser protegida contra qualquer tipo de preconceito, seja de raça, religião ou posição social. Toda criança deverá crescer num ambiente de compreensão, tolerância e amizade, de paz e de fraternidade universal.

Se tudo isto for cumprido, no futuro as crianças poderão viver em sociedade como bons adultos e contribuir para que outras crianças também vivam felizes!

sábado, 29 de maio de 2010

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Amanhã, dia 29 de Maio, os alunos do 4º ano de escolaridade irão participar numa concentração nacional, na Mealhada promovida pelo Lions Clubes de Portugal no âmbito do projecto "Eu sou vigilante da floresta". Os Palmo e Meio também vão estar presentes. Vai ser divertido. Esperemos que o S. Pedro esteja do nosso lado.

domingo, 23 de maio de 2010




A NOSSA ESCOLA
A nossa escola é o sítio onde nós estamos todos os dias menos quando estamos doentes e ao fim-de-semana. É onde costumamos estar a aprender cada vez mais, uns melhor que os outros. Ninguém é igual.

Quando toca a campainha, às vezes, nós fazemos algum barulho outras vezes ficamos em silêncio porque queremos sair.Às vezes, a professora conta histórias de várias coisas. No dia Internacional do Livro, nós trouxemos um livro, cada um. Os que sabiam ler, leram, os que não sabiam, só mostraram as imagens.Às vezes, nós pedimos para ir à casa de banho e a professora diz que devemos aproveitar o intervalo para lá ir.No Natal fizemos coisas para enfeitar a sala e na Páscoa fizemos o mesmo.Às vezes a carrinha da Bibliomóvel vem à nossa escola e a professora dá-nos os cartões e nós temos de esperar que venha outro para nós irmos.Nós gostamos muito da nossa escola.

Autores: Pedro Relvas e Miguel Oliveira – 1º ano

sábado, 22 de maio de 2010

Hoje (sexta-feira), na nossa sala de aulas, estivemos a fazer experiências com água e outros materiais. Vimos objectos a flutuar e outros a não flutuar. Também vimos que o açúcar e o sal derretem (dissolvem) na água e a areia não. Cheirámos a água e verificámos que ela não tem cheiro, nem cor nem sabor. Provámos vinagre, açúcar, sal, cascas de laranja e sumo de limão para aprendermos a distinguir os sabores. Com estas experiências aprendemos mais e melhor.
Texto colectivo - 1º ano

terça-feira, 18 de maio de 2010

Para dar uma pequena ajuda aos alunos do 4º ano.

quinta-feira, 13 de maio de 2010


Os bons exemplos de empenho e dedicação que engrandecem a nossa profissão, devem merecer de todos nós um caloroso aplauso e um sentimento de orgulho por pertencermos a uma classe que sabe estar à altura de todos os desafios. Parabéns à EB1 dos Dois e em particular aos alunos e professora Clara Estrela.


Pela observação dos gráficos, chegou-se à conclusão que 1/3 dos alunos da turma preferem os morangos, daí alguém se ter lembrado que era interessante pesquisar na internet receitas em que um dos ingredientes fosse esse fruto. A Andreia fez a pesquisa e aqui deixamos a sugestão para todos os que, como muitos de nós, gostam de morangos.


MORANGOS DOS DEUSES


Ingredientes:


· 2 caixinha(s) de gelatina sabor morango


· 180 ml de água fria(s)


· 200 gr de biscoito champagne


· 1 copo(s) de iogurte sabor morango


· 100 gr de suspiro


· quanto baste de chantilly


· 300 gr de morango


Preparação:


Dissolva a gelatina na água, coloque em uma travessa e leve para gelar. Colocar os biscoitos sobre a gelatina, por cima dos biscoitos o iogurte de morango. Esfarelar os suspiros, morangos partidos ao meio cobrir tudo com chantilly e decorar com morangos inteiros.

Feito o levantamento dos frutos preferidos pelos alunos da turma, o grupo do 4º ano dedicou-se à construção de gráficos, a partir dos dados obtidos. Esta actividade serviu para relembrar como estes se constroem. Os alunos do 1º ano aprendem a interpretá-los e a representá-los, no papel.




domingo, 9 de maio de 2010


· A água que no Verão há-de regar, em Abril e Maio há-de ficar.



· A erva, Maio a dá, Maio a leva.



· A melhor cepa Maio a deita.



· A ti chova todo o ano e a mim Abril e Maio.



· Abril chuvoso, Maio Ventoso, fazem o ano formoso.



· Abril e Maio chave de todo o ano.



· Abril e Maio são as chaves de todo o ano.



· Água de Maio, pão para todo o ano.



· Borreguinho de Maio, se to pedirem, dai-o.



· Chovam trinta Maios e não chova um em Junho.



· Chuva de Maio faz as novas ranhosas e as velhas formosas.



· De Maio a Abril há muito que pedir.



· Deixa lenha para Maio, que a fome de Maio sempre veio e há-de vir.



· Dia de Maio, dia de má ventura, que ainda não amanhece já anoitece.



· Dias de Maio, dias de amargura, ainda não é dia, já é noite escura.



· Diz Maio a Abril: ainda que te pese, me hei-de rir.



· Do mês de Maio o calor, de todo o ano o valor.



· Em Abril queijos mil e em Maio, três ou quatro.



· Em casa vazia, Maio depressa se avia.



· Em Maio bebe o boi no rego.



· Em Maio com sono caio.



· Em Maio deixa a mosca o boi e toma o asno.



· Em Maio espetam-se as rocas e sacham-se as portas.



· Em Maio lava-se com a água pelo rego.



· Em Maio vai e torna com recado.



· Em Maio verás a água com que regarás.



· Em Maio, a quem não tem basta-lhe o saco.



· Em Maio, ainda os bois estão oito dias ao ramalho.



· Em Maio, as cerejas leva uma a um o gaio; em Junho a cesta e o punho.



· Em Maio, nem à porta de casa saio.



· Em Maio, o calor de todo o ano dá valor.



· Em Maio, o rafeiro é galgo.



· Em Maio, onde quer eu caio



terça-feira, 4 de maio de 2010

"Sorte é aquilo que acontece quando a preparação encontra a oportunidade"

(Elmer Letterman)