.

Com pequenas ações, pequenos gestos, pequenas atitudes, pode-se desenvolver a auto-estima dos nossos alunos. Este blogue procura dar um contributo nesse sentido, através da publicação dos seus trabalhos.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

No dia 26 de Fevereiro, na nossa escola, houve um debate entre os candidatos da lista A e B à 1ª Associação de Estudantes. Os primeiros elementos das listas são: pela lista A, a Ana Batista e pela lista B, o Gonçalo Roque, os dois do 4º ano e que se apresentaram como presidentes. Ambos apresentaram os seus programas eleitorais. Esses programas referem a manutenção do recreio limpo, sem qualquer tipo de lixo no chão, tratamento da nossa Horta Pedagógica, montagem de uma vedação para sua protecção, cuidados com as plantas que se encontram nos canteiros, a recolha de todos os paus e pedras perigosos que se encontram no recreio, a criação de um parque de diversões, melhoramento do campo de futebol e dos espaços de brincar, criação de salões de ballet, campos de footsal e de voleibol.

Este debate teve como mediadora a jornalista Daniela do 3º ano e dois operadores de câmara, o José do 2º ano e a Tifany do 3º que utilizaram equipamentos sofisticados (Webcam do Magalhães). Tivemos alguns problemas com o som, mas, no geral, foi um debate muito elucidativo que decorreu dentro dos mais altos princípios democráticos, onde houve um tempo destinado à assistência que questionou, com muito interesse e pertinência, os candidatos a presidente sobre os seus programas eleitorais.

Artigo da autoria dos jornalistas: Cláudio e Victor – 4º ano

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Realização das primeiras eleições livres e democráticas para a criação da 1ª Associação de Estudantes na nossa escola - dia 3 de Março.
Vote. O seu voto é imprescindível.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Hoje, a enfermeira Rosa e a estagiária Joana vieram dar-nos uma lição sobre a nossa saúde oral. Apresentaram-nos vídeos, textos e o filme do "Doutor Dentolas", todos eles muito educativos. Obrigada enfermeira Rosa e Joana pois aprendemos muito quanto à nossa saúde oral e, para além disso fizeram-nos perguntas que nem nós sabíamos que sabíamos as respostas: quando e quantas vezes devemos lavar os dentes; quais os alimentos a evitar; a frequência de visitas ao dentista; os cuidados a ter quando praticamos desporto; etc. Aprendemos, também, a utilizar o fio dentário, conhecimento que vai ser muito útil na nossa vida.
Gostámos muito desta visita. Obrigada e voltem sempre.
Ana Rita - 4º ano

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Nume noite de trovoada
Estava a acabar aquele dia de chuva e trovoada. A noite ia-se aproximando com muitasnuvens e muitos relâmpagos, em Itália.Raquel vivia sozinha numa casa que se situava no meio dos montes porque os pais, que eram pobres, tinham-na abandonado lá. Com medo ela enfiou-se debaixo dos cobertores a pensar nos pais.
Durante a noite, Raquel sonhou com coisas assustadoras, com vampiros, lobisomens e uma casa assombrada. Nessa casa assombrada, havia muito sangue e pessoas mortas com marcas de enormes dentadas.
De repente, Raquel acordou assustada e continuava a pensar naquela casa. Levantou-se e foi à janela ver como estava o tempo. Ao abri-la, ouviu-se lá ao longe:
_ Hauuuuuuuuu! Hauuuuuuuuuuuuuuuu!

Ficando ainda mais assustada, Raquel foi-se vestir bem vestida. Calçou umas botas de cabedal, vestiu uma gabardina e pegou num guarda-chuva.Ao abrir a porta viu uma coisa esquisita com garras a passar por detrás das árvores.Quando ela meteu a mão no bolso da gabardina, sentiu uma coisa lá dentro e tirou-a para fora. Era um papel que dizia:

_ NÃO PERDES PELA DEMORA!
Ficando ainda mais assustada, ela correu para chegar depressa à vila. Trovejava muito, ela estava a chegar à estrada quando alguém a agarrou.
Levaram-na para aquela casa, igual aquela que tinha sonhado.
Lá, ela viu aquela coisa esquisita que andava atrás das árvores. Um vampiro chegou à beira dela com sangue na boca e disse:

_ Cheira a sangue! Apetece-me ferrar-te.

Cada vez trovejava mais. Os vampiros chegavam-se mais para a ferrar.

E assim foi a noite de trovoada e assombrada da Raquel, sem sabermos se os vampiros a ferraram ou não.

Nome da autora: Andreia Macedo da Silva Costa – 4º ano

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Com a distribuição dos Magalhães, no ano lectivo passado por todos os alunos do primeiro ciclo do ensino básico, houve a necessidade, por parte dos docentes, de se familiarizarem com esta nova ferramenta de trabalho de forma a torná-la útil, prática e de alto valor pedagógico para os alunos, em contexto de sala de aula. Tínhamos de aproveitar o entusiasmo dos alunos por esta inovação e rentabilizá-la ao máximo de forma a corresponder ao objectivo para o qual ele tinha sido implementado – contribuir para o sucesso educativo dos alunos.

Neste contexto, sentiu-se a necessidade de formação para se poder dar resposta ao desafio.

Fazer um investimento pessoal e solitário, é uma tarefa que nem todos estão dispostos a enfrentar, nem possuem instrumentos para o fazerem pelo que, a realização desta acção de formação foi extremamente oportuna, didáctica, enriquecedora quer a nível pessoal quer a nível profissional.

Consciente desta lacuna, o formador, enquanto membro do conselho executivo do nosso agrupamento e representante do 1º ciclo, propôs, em Conselho de Docentes, a realização desta acção de formação, sugestão que teve a adesão e entusiasmo imediato, de todos.

Este blogue surgiu no âmbito desta formação, contribuindo assim, para divulgar alguns dos trabalhos realizados pelos alunos no computador “Magalhães”. Esta divulgação funciona como motivação para fazerem mais e melhor contribuindo para o seu desenvolvimento educativo de forma mais atraente e inovadora. O programa do aluno/professor “Mythware”, é uma das funcionalidades que desenvolvida adequadamente, representa uma mais-valia no processo ensino aprendizagem e que, tal como já tivemos oportunidade de verificar, é do total agrado dos alunos, sendo ao mesmo tempo, um instrumento de trabalho bastante útil para os docentes. Claro que só se pode pensar em sucesso pleno em turmas com um número de alunos não muito elevado e, se possível dum só ano de escolaridade, embora este programa possa ser implementado em qualquer situação. Os Palmo e Meio, possuidores do "Magalhães", não deixam os seus créditos por mãos alheias.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010



Mande para um Amigo

sábado, 13 de fevereiro de 2010

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Venha assistir ao nosso desfile de Carnaval
Pois não se vai arrepender
São lindas as fantasias
Que temos para vos oferecer
A nossa horta recriámos
Com papéis de muitas cores
São tomates, cenouras e beringelas
Que mais parecem flores
À tarde sairemos
E pelas ruas vamos passar
Apareçam, venham ver
Incentivem-nos a voltar

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Uns curiosos, outros empenhados no amanho da terra, assim se deu início ao tratamento da nossa Horta Pedagógica. A preparação da terra, a replantação de algumas resistentes do ano passado e a sementeira de algumas espécies, tudo foi feito com entusiasmo, pelos alunos. A terra está regada. Venha o Sol para a aquecer e fazer nascer as ervilhas e as favas.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010