.
sexta-feira, 30 de abril de 2010
quarta-feira, 28 de abril de 2010
sábado, 24 de abril de 2010
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Para assinalar esta data, cada aluno da turma escolheu, previamente, um livro e hoje apresentou-o à turma, fazendo a leitura de parte dele, mostrando as suas imagens, dando as suas opiniões sobre o livro escolhido, etc. Foi muito agradável verificar que alguns alunos do primeiro ano já lêem muito bem.
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Hoje, dia 22 de Abril, é Dia da Terra. Depois de algum diálogo sobre esta data, ficam aqui algumas sugestões dos Palmo e Meio sobre a protecção do nosso planeta.
Devemos cuidar do planeta Terra como se fosse a nossa casa. (Alexandra-4º ano). Para isso, não devemos poluir o meio ambiente para preservarmos a Natureza. (A. Rita-4º ano). Uma das coisas que não devemos fazer é pôr lixo para o chão. (Miguel Oliveira - 1º ano). É muito agradável respirar o ar puro, (A. Rita – 4ºano) ver as lindas paisagens, (Cláudio – 4º ano) ouvir os pássaros a chilrear, (Andreia) ver os peixinhos a nadar, (A. Filipa – 4º ano) e sentir o ar fresco na nossa cara (Andreia). A Terra tem muito lixo e para ela ficar bonita ele tem de desaparecer (Edgar – 1º ano). Os homens não deviam cortar as árvores porque se o fizerem, ficamos com menos oxigénio. (Rui – 1º ano).
sábado, 17 de abril de 2010
- “Vivaldi”!? O que é isso? – Perguntou a Alexandra.
- “Isso” é o que tu vais descobrir – respondi-lhe eu.
E descobriu…
ANTONIO LUCIO VIVALDI foi um grande compositor e músico italiano. Nasceu em Veneza a 4 de Março de 1678 e morreu em Viena a 28 de Julho de 1741. Em 1703, tornou-se padre. Em 1704, foi-lhe dada dispensa de celebração da Santa Eucaristia devida à sua saúde fragilizada (aparentemente sofria de asma).
Compôs inúmeras obras desde óperas, sinfonias, serenatas, sonatas, árias, cantatas, música de câmara e música sacra. A sua obra mais conhecida é “ As Quatro Estações”, publicada em 1723.
Curiosidades: Vivaldi era o mais velho de sete irmãos. O seu cabelo era ruivo e por isso tinha a alcunha de "padre vermelho".O pai era barbeiro mas também um grande violinista. Vivaldi compôs 770 obras.
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Faltava um dia para o velho Inverno acabar e ir embora. Ele estava sempre a dizer com cara de zangado:
- Maldita seja a Primavera! Não sei o que é que ela vem para a Terra fazer. Se ela não viesse os meninos não podiam brincar cá fora e já não se ouviam aqueles horríveis gritos.
Finalmente chegou o dia 20 de Março de
_ Do Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó.
Ouvindo isto, o Inverno escondeu-se.
A Primavera foi para a sua casa onde costumava habitar todos os anos.
Quando chegou lá, viu que estava frio e pensou que o Inverno ainda por lá estivesse.
Então, começou a chamar:
_ Aparece velho Inverno. Aparece velho Inverno.
A Primavera procurou pela casa inteira, mas não o viu. Entretanto, a Primavera lembrou–se de ir ver debaixo da cama . E lá estava ele.
Ele saiu debaixo da cama e a Primavera perguntou:
_ Que é que estás aqui a fazer Inverno? Já devias ter ido embora.
_ Eu não me quero ir embora - disse o Inverno. - Ó Primavera, porque é que tu não me deixas ficar aqui alguns meses? - Perguntou o Inverno.
_ Ó Inverno, eu não vou embora porque este é o meu trabalho.
O Inverno ficou cheio de raiva e disse:
_ Não esperas pela demora Primavera!
_ Está bem, está bem – disse a Primavera.
E por ali ficou 3 meses.
Autora: Andreia – 4º ano